Menu

Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Atacama é o deserto mais quente do planeta e o gracioso vilarejo de San Pedro do Atacama são o destaque seta região. Paisagens lunares, 32 vulcões emoldurando o vilarejo e a cultura andina contribuem para fazer do Atacama um super centro turístico disputadíssimo.

São muitas as opções de passeios oferecidas pelo Hotel Explora. Logo no primeiro dia eles sugerem as explorações de acordo com o seu perfil e seus desejos, mas sempre respeitando a questão da altitude, onde o corpo precisa ir se adaptando dia a dia. Compartilho aqui com vocês minhas escolhas:

SALAR DE ATACAMA

9:00am Meu segundo dia no Hotel Explora começou cedo com um passeio de bike com duração de 3 horas e mais ou menos 25km pelos arredores do hotel.Salar_de_Atacama_1Salar_de_Atacama_2

O hotel sugere que você vá se ambientando aos poucos com a altitude, aqui estamos a 2.600 metros, a mesma do hotel. Salar_de_Atacama_3Salar_de_Atacama_4

O cenário não poderia ser mais pitoresco!Salar_de_Atacama_5

GUATIN-PUNTA DEL INCA

16:00pm A tarde foi dedicada a um passeio com muita aventura por Guatin-Punta del Inca a 3.000 metros de altitude e com duração de aproximadamente 2 horas e uns 17 km.Guatin_Atacama_7

A trilha começa suave e nos dá pistas do que vem pela frente. Os cactus imensos vão serpenteando pelo canyon que começa a surgir em meio a um riacho.Guatin_Deserto_Atacama_103Chile_1

De longe não temos uma dimensão exata da altura dos cactus, mas conforme avançamos e nos aproximamos, eles se tornam imponentes e gigantescos.Chile_2

O desafio aumenta ao entrarmos de verdade no canyon. Muitas rochas e o desvio do riacho nos fazem driblar todos os obstáculos e muitas vezes com fortes emoções!Chile_3Guatin_Atacama_2Guatin_Atacama_1

A cada curva uma paisagem diferente aparece junto com muitos suspiros. Os cactus viram uma espécie de guardiões do canyon. Terminando a aventura que durou cerca de uma hora e meia, chegamos ao fim do canyon com uma paisagem sensacional e uma salva de palmas para o Astro Rei, que brilhou como nunca hoje!Chile_4Chile_8

O pôr do sol vem de mansinho e deixa tudo dourado, um visual único.

Chile_5

Chile_6Chile_7

EL TATIO

6:00am Foi o horário da nossa saída para este passeio nos famosos Geysers del Tatio, um campo geotérmico de origem vulcânica, imerso em uma impressionante paisagem árida, cuja água e vapor que brotam deste lugar saem violentamente das profundezas da terra. Tudo isto a 4.370 metros de altitude e uma temperatura de -9 graus. Muito, muito frio. El_Tatio_Atacama_1

O dia amanhece por volta das 7:30 e já estávamos posicionados em uma área privativa do Hotel Explora, onde o restante dos turistas não tem acesso, o que torna o local ainda mais atrativo.El_Tatio_Atacama_3El_Tatio_Atacama_7El_Tatio_Atacama_8

A temperatura da água pode chegar a mais de 86 graus, todos os cuidados são pedidos pelo nosso guia ao nos aproximarmos dos geysers.El_Tatio_Atacama_9

O sol começa a desapontar timidamente no horizonte. Os geysers estão em seu pico das 5:30 às 7:00 da manhã, por isso chegamos bem cedinho.El_Tatio_Atacama_5El_Tatio_Atacama_12Chile_33

Fomos contemplados com um lanchinho no meio da manhã diante deste espetáculo da Terra! Os cuidados, carinhos e mimos com os hóspedes são únicos.El_Tatio_Atacama_14El_Tatio_Atacama_16

TERMAS DE PURITAMA

12:00pm Já saimos do hotel com uma mochila preparada para a próxima expedição, um banho quentinho nas famosas Termas de Puritama. Piscinas naturais que se formam em meio a um canyon e é claro que não poderia deixar de ter o diferencial do Hotel Explora: uma piscina privativa somente para os hóspedes com muita mordomia incluída! Total Relax!Chile_31Termas_1Chile_32

Mais um lancino delícia nos esperando! É muita mordomia, Explora….Chile_30

VALE DE LA LUNA

16:00pm Um descansinho rápido no hotel e já partimos pro round da tarde: trilha pelo Vale de La Luna, um lugar realmente surreal. Uma paisagem única. O branco nas rochas é uma formação de sal. A areia muda de cor a cada quilômetro. Subidas e descidas o tempo todo, areia fofa, areia dura, rochas, pedras, enfim…um passeio imperdível. Aliás, aqui eu não sei dizer qual foi o que mais gostei…todos que escolhi foram incríveis e cheio de emoções.Vale_De_La_Luna_1Vale_De_La_Luna_2Vale_De_La_Luna_3Vale_De_La_Luna_5Vale_De_La_Luna_6

Aqui um momento de contemplação e agradecimento.Vale_De_La_Luna_9

A sensação é de estar pisando em um solo lunar o tempo todo. É muito diferente das outras experiências que tivemos. O azul do céu é arrebatador.Vale_De_La_Luna_7

Texturas e mais texturas nas rochas e no solo.Vale_De_La_Luna_8

Mais um sol se pondo, as cores se modificando a cada minuto…Vale_De_La_Luna_18Vale_De_La_Luna_19Vale_De_La_Luna_20

E a lua no Vale de la Luna!Vale_De_La_Luna_21Vale_De_La_Luna_22

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS

8:00am Hoje decidimos por um passeio full day para conhecermos as Lagunas Altiplânicas. Uma série de lagoas em meio a montanhas pitorescas e vales sem fim. Nossa primeira parada foi na Trilha Inca que liga Cuzco no peru ao deserto do Atacama e tem cerca de 1300km. Aqui também é onde passa o Trópico de Capricórnio.Laguna_3

Dali seguimos por uma estrada com um visual mais verde do que vimos até agora. Vales e mais vales emoldurados por montanhas e seus picos nevados foram nos enchendo de alegria e entusiasmo.Laguna_1

Primeira parada na Laguna Miscanti, que mais parecia um cenário de tão perfeito. Parecem essas fotos de protetor de tela do computador que sempre achamos que não existe, sabe?Lagunas_Altiplânicas_3Lagunas_Altiplânicas_4

A segunda laguna é a Tagua Cornuda, igualmente linda, tão perfeita que parece um quadro.Lagunas_Altiplânicas_19Lagunas_Altiplânicas_18Lagunas_Altiplânicas_16Lagunas_Altiplânicas_9

Dali fomos para o Salar del Carmen, mais um espetáculo da natureza. Uma grande aquarela viva. Sem photoshop e sem retoques. Assim perfeita.Lagunas_Altiplânicas_27Lagunas_Altiplânicas_24Lagunas_Altiplânicas_25Lagunas_Altiplânicas_26Lagunas_Altiplânicas_30

Nosso almoço foi ali, diante deste cenário inacreditável. O hotel Explora não poupa esforços e monta em 10 minutos um verdadeiro banquete ao ar livre da melhor qualidade!Lagunas_Altiplânicas_29Lagunas_Altiplânicas_32Lagunas_Altiplânicas_34Lagunas_Altiplânicas_37

Sem dúvida, um programa inesquecível!Lagunas_Altiplânicas_31

LA GARGANTA DEL DIABLO

8:00am Nosso último passeio começou cedo. A pedalada até a Garganta del Diablo começa bem suave e plana e vai aumentando conforme nos aproximamos do canyon. São no total cerca de 20 km que podem ser feitos entre 2 e três horas, vai depender da habilidade dos participantes.La-Garganta_del_Diablo_Atacama_2La-Garganta_del_Diablo_Atacama_1La-Garganta_del_Diablo_Atacama_7

Conforme avançamos em direção ao Canyon, as dificuldades vão aumentando. São três riachos para atravessar, com uma água congelante.La-Garganta_del_Diablo_Atacama_6La-Garganta_del_Diablo_Atacama_4La-Garganta_del_Diablo_Atacama_3

Os caminhos tortuosos por dentro do canyon com muitas pedras pelo caminho requer bastante habilidade e destreza.  La-Garganta_del_Diablo_Atacama_10La-Garganta_del_Diablo_Atacama_9La-Garganta_del_Diablo_Atacama_11La-Garganta_del_Diablo_Atacama_12

Pausa para fotos no topo do mundo!La-Garganta_del_Diablo_Atacama_14La-Garganta_del_Diablo_Atacama_16

E nossa aventura chega ao fim. Sensação maravilhosa em conhecer este lugar tão especial, cheio de histórias, uma natureza de tamanha riqueza e o melhor de tudo, tão perto de nós. O contato com a natureza é tão revigorante, que passei todos estes dias sem sinais de cansaço, apesar de todo o esforço físico das atividades. Atacama: See you soon! Ficaram faltando escalar os vulcões, hehehe 😉

Fotos Flavia Pires, todos os direitos reservados.