Menu

Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Estrategicamente localizado na chamada “Porta de Entrada da Amazônia” ao norte de Mato Grosso e sul da Floresta Amazônica, o Cristalino Lodge surpreende do começo ao fim. É bem fácil chegar ao santuário: Partindo de São Paulo pegamos um vôo até Cuiabá com excelente conexão para Alta Floresta, município onde está o hotel através de Azul Linhas Aéreas, que por sinal, eu adorei! De lá, uns 40km por uma estradinha de terra bem tranquila e meia hora em um barquinho, único acesso ao hotel. Cristalino_Lodge_Amazônia_1

O guia Francisco já nos recebeu com aquela simpatia e 18 anos de experiência na selva, é impressionante sua capacidade em reconhecer o canto dos pássaros, o ruído dos animais, os nomes científicos dos animais, enfim,  foi uma experiência única ter passado estes três dias ao seu lado desbravando a floresta como poucos.Cristalino_Lodge_Amazônia_2

Tudo isso faz parte do comprometimento do hotel em ajudar os visitantes a terem uma verdadeira e única experiência na floresta enquanto aprendemos sobre o meio ambiente e sua importância para nossas vidas. A escolha da arquitetura e a utilização de materiais nativos imprimem muito charme, originalidade e hospitalidade únicos. Após sermos recebidos no deck flutuante que dá acesso ao hotel, sucos de açaí e espumante nos aguardavam.Cristalino_Lodge_Amazônia_3

Cristalino_Lodge_Amazônia_4

Cristalino_Lodge_Amazônia_6

Cristalino_Lodge_Amazônia_111

Cristalino_Lodge_Amazônia_110

Cristalino_Lodge_Amazônia_7

Fomos apresentados ao nosso bangalô, o de número 9, com todo o conforto necessário para uma perfeita estadia na floresta. Roupa de cama, banho e amenities by Trousseau, luxo do essencial. Os chuveiros externos conferem um charme extra aos bangalôs. Práticas sustentáveis como sistema de ventilação natural (à noite e pala manhã cedo é bem fresquinho), aquecimento solar de água e tratamento de resíduos biológicos garantem a sobrevivência da floresta e o hotel pratica isso o tempo todo.Cristalino_Lodge_Amazônia_74

Cristalino_Lodge_Amazônia_76Cristalino_Lodge_Amazônia_77

Cristalino_Lodge_Amazônia_147

Foi apenas um reconhecimento de área, já que em seguida íamos sair ao pôr do sol e esperar o anoitecer para vermos os jacarés à noite. E não é que vimos vários?!Cristalino_Lodge_Amazônia_8

Cristalino_Lodge_Amazônia_11

Cristalino_Lodge_Amazônia_12Cristalino_Lodge_Amazônia_13

DIA 1: acordamos às 4:30 para ver o sol nascer em uma das duas torres de observação construídas e idealizadas pelo hotel. Cada torre tem 50 metros de altura, o equivalente a um edifício de 16 andares, construídas em aço galvanizado e posicionadas em diferentes pontos da reserva. Ver o sol nascer ali é o ponto forte do lugar, de uma beleza indescritível….Cristalino_Lodge_Amazônia_14

Cristalino_Lodge_Amazônia_15Cristalino_Lodge_Amazônia_16Cristalino_Lodge_Amazônia_27Cristalino_Lodge_Amazônia_28

Dali regressamos ao hotel por uma trilha bem próxima. O café da manhã muito bem servido com produtos locais e sazonais. A culinária no Cristalino preza por servir comida caseira bem típica brasileira, tudo muito bem feito e muito bem apresentado.Cristalino_Lodge_Amazônia_41

O segundo programa da manhã foi uma visita a Trilha da Castanheira. Após 40 minutos de barco rio acima dentro da reserva, apreciando as paisagens mais deslumbrantes da floresta, a sensação desse contato tão íntimo com a natureza vai te transformando a cada percurso. Eu sou uma pessoa super urbana, já tinha ido a Amazônia há muitos anos atrás, mas neste lugar eu me reconectei de uma forma diferente.Cristalino_Lodge_Amazônia_45

Cristalino_Lodge_Amazônia_50

Cristalino_Lodge_Amazônia_47

Cristalino_Lodge_Amazônia_48

Cristalino_Lodge_Amazônia_51

A trilha tem duração de cerca de 4 horas e podemos ver diversos exemplares desta árvore tão imponente. Inclusive a  maior delas, com cerca de 500 anos, 46 metros de altura e 9 metros de circunferência é  realmente impactante!

Cristalino_Lodge_Amazônia_70

Cristalino_Lodge_Amazônia_72

Cristalino_Lodge_Amazônia_60

Cristalino_Lodge_Amazônia_67

Cristalino_Lodge_Amazônia_62

Cristalino_Lodge_Amazônia_68

Cristalino_Lodge_Amazônia_59

Cristalino_Lodge_Amazônia_57

Aqui também vimos e escutamos o canto do lendário Uirapuru, ave que simboliza a Amazônia.

Após o almoço fomos fazer canoagem pelo rio Cristalino, um dos passeios que eu mais curti.Cristalino_Lodge_Amazônia_22

Cristalino_Lodge_Amazônia_24

Cristalino_Lodge_Amazônia_25

Já era hora do pôr do sol e fomos de barco em direção ao rio Teles Pires, um dos afluentes do Amazonas e de grande importância na região.Cristalino_Lodge_Amazônia_80Cristalino_Lodge_Amazônia_83

DIA 2: Novamente nos despertamos às 4:30 para ver o sol nascer no rio Teles Pires. Mais um espetáculo da natureza em vários tons que se misturavam com a névoa matinal saindo da mata e  oferecendo um visual único.Cristalino_Lodge_Amazônia_86

Cristalino_Lodge_Amazônia_92

Cristalino_Lodge_Amazônia_87

Cristalino_Lodge_Amazônia_89

Regresso ao hotel para café da manhã e relaxar no deck flutuante até a hora do almoço…

Cristalino_Lodge_Amazônia_105

Cristalino_Lodge_Amazônia_104

À tarde fomos à Trilha do Mirante de mais ou menos 6km pela mata, passando por várias formações de bambus, cipós, macacos e muitos pássaros pelo caminho nos faziam para para apreciá-los. Sempre na companhia de Francisco e suas explicações fundamentais sobre ido o habitat.Cristalino_Lodge_Amazônia_103

Cristalino_Lodge_Amazônia_101

Cristalino_Lodge_Amazônia_108

Cristalino_Lodge_Amazônia_93

Visual lindo do Mirante:Cristalino_Lodge_Amazônia_95

Cristalino_Lodge_Amazônia_98

Cristalino_Lodge_Amazônia_99

Cristalino_Lodge_Amazônia_94

DIA 3: E como não quisemos perder nem um minuto no nosso último dia, acordamos outra vez para ver o sol nascer, só que desta vez na Torre 2 e O Astro Rei não nos decepcionou e armou um espetáculo grandioso para nossa despedida…

Cristalino_Lodge_Amazônia_121

Cristalino_Lodge_Amazônia_139

Cristalino_Lodge_Amazônia_140

Cristalino_Lodge_Amazônia_141

Além do turismo responsável, o Lodge tem uma importante função de conservação e ambiental através da preservação da Reserva Particular do Cristalino (11.399 hectares, 30% maior que Manhatan para se ter uma idéia) e uma função social através de diversas ações de educação, pesquisa e conservação que realiza na região por meio da Fundação Cristalino. Tudo isso idealizado pela proprietária Vitória da Riva, que tive o prazer de conhecer e conversar por horas a fio e conhecer melhor esse trabalho fantástico iniciado pelo seu pai e hoje seguido por todos os envolvidos neste lindo projeto reconhecido mundialmente. Foram muitos prêmios até hoje e o último, o reconhecimento do Lodge como um dos 25 melhores Eco Lodges do mundo pela National Geographic Traveller.

Cristalino_Lodge_Amazônia_149

Este estabelecimento integra o Circuito Elegante, um programa exclusivo com mais de 100 estabelecimentos associados e que garantem muitos privilégios aos associados. Clique aqui para conhecer melhor, tenho certeza de que você vai adorar! Na foto abaixo com a querida Priscila Bentes, idealizadora do Circuito e uma amiga muito especial. Muitas recordações especiais destes dias mágicos, não Priscila?!Cristalino_Lodge_Amazônia_143

Sem dúvida, foi uma experiência e tanto me sentir tão integrada à natureza, aos animais e conhecer de perto um pouco mais do nosso tão exuberante Brasil!