Ushuaia fica a quatro horas de voo de Buenos Aires e é a cidade mais austral do mundo. Também a capital da Província da Terra do Fogo, Antártica e as Ilhas do Atlântico Sul (Malvinas, Georgias do sul e Sandwich do Sul). Foi fundada em 1884 e junto com as Províncias do Sul da Argentina forma parte da Patagônia.
Com uma localização privilegiada à beira do canal de Beagle e rodeada de uma cadeia montanhosa chamada Martial, Ushuaia possui um moderno e importante porto, porta de entrada para a Antártica. Estima-se que cerca de 70.000 pessoas vivem ali, já que há alguns anos a cidade não recebe uma contagem precisa.
Fiquei bastante impressionada com a quantidade de passeios oferecidos pela agência Brasileiros em Ushuaia, que me acessorou com muita eficiência em todas as minhas escolhas de tours guiados pela cidade e pontos turísticos de Ushuaia.
A agência existe há 3 anos, está super bem localizada na famosa Calle San Martin no centrinho da cidade e com um staff super atencioso!
As vans te buscam no hotel com prévio agendamento e te confirmam o horário via whats app na noite anterior, bem legal o esquema. Você também pode resolver tudo através do site ou via email do Brasil.
As minhas escolhas com a orientação deles foram as seguintes:
TREKKING LAGUNA ESMERALDA
A paisagem é de tirar o fôlego, do começo ao fim! Esse trekking foi um dos meus favoritos, com cerca de 5km para ir e outros 5km para regressar, com duração de cerca de 6 horas, por entre bosques fechados, passamos por lagos, rios e grandes castoreiras.
Foi necessário o uso dos grampos nos pés, já que havia bastante gelo escorregadio.
A paisagem se transforma a todo instante, um suspiro a cada minuto.
No início do inverno, com achegada do frio, a laguna fica totalmente congelada com uma grossa camada de gelo, sendo possível caminhar sobre o lago de um tom de verde inacreditável.
A laguna é alimentada pelo imponente glacial Ojo de Albino, que compõe um dos mais belos cartões postais da Patagônia Argentina.
VOO DE HELICÓPTERO
A exuberância da natureza local vista de cima foi um dos pontos altos da viagem! Optamos por um sobrevoo de helicóptero com duração de meia hora e que nos dá um panorama de toda a cidade, passando por entre seus belos vales, observando lagunas formadas pelo degelo de antigos glaciares.
A vista da cidade de Ushuaia e do Canal; de Beagle surpreendem o tempo todo.
Uma parada estratégica ao topo do Monte Olivia, o mais imponente e fotogênico da região, onde podemos saltar do helicóptero e brindar com uma paisagem deslumbrante ao fundo.
Demos muita sorte com o final de tarde lindo daquele dia.
GLACIAL MARTIAL
Foi uma experiência ímpar este trekking ao Glacial Martial. Subindo um glacial milenar usando grampones, chegamos a pouco menos de 1000m acima do nível do mar.
O começo é de uma caminhada tranquila, íngreme, mas com segurança e confortável. Após umas duas horas de subidas íngremes, passando por precipícios (se tiver problema com altura nem tente fazer este trekking), a compensação de uma vista linda, um lanche no alto da montanha e muita, mas muita coragem pra descer aquilo tudo…
Fazia muito frio e ventos gelados, roupa adequada é imprescindível para não morrer congelado!
Mas valeu cada minuto!
CANAL DE BEAGLE
Uma linda e clássica navegação pelo famoso Canal de Beagle, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico e leva este nome em uma homenagem ao britânico HMS Beagle que em sua segunda expedição hidrográfica pela região, trouxe Charles Darwin à bordo.
O canal separa as ilhas do extremo sul do continente da Terra do Fogo, no extremo da América do Sul. Marca também a fronteira entre o Chile e a Argentina.
Partindo de Ushuaia, podemos visitar diversas ilhas pelo caminho, entre elas: Alicia, Bridges e Redonda, onde se avistam lobos marinhos e pinguins somente nos meses de verão.
O bonito Farol Les Eclaireurs foi presente dos franceses.
Este passeio dura cerca de duas horas e é bem tranquilo e turístico, bom para fazer nos intervalos entre os trekkings. Eu optei por fazê-lo na parte da manhã, mas também tem opção no fim da tarde.
PARQUE NACIONAL TIERRA DEL FUEGO E TREM DO FIM DO MUNDO
Esse foi o passeio que eu menos gostei, achei muito turístico, gosto mais dos trekkings e caminhadas com vista panorâmica. Ushuaia teve um dos maiores presídios da América do Sul no começo do século passado e um dos mais cruéis da história, por estar em uma ilha e onde o frio é glacial grande parte do ano. O chamado Trem do Fim do Mundo que de 1920 a 1947 levava os presos para recolherem lenha diariamente em um percurso de cerca de 10km. O governo de Perón foi quem desativou o presídio em Ushuaia. O percurso foi ativado por uma empresa privada argentina que refez todo o trajeto em um trenzinho turístico que durante o percurso vai contando a história deste cruel presídio.
Esse passeio combina a visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego, que está localizado na fronteira com o Chile.Protege 68.909 hectares do extremo austral da Cordilheira dos Andes.
Vales rochosos e uma paisagem linda, são resultado de uma ação erosiva e processos de acúmulo de antigos glacias, hoje inexistentes.
CAMINHADA NOTURNA NOS BOSUQES DO GLACIAL MARTIAL COM JANTAR
Este passeio dura cerca de uma hora caminhando por um bosque repleto de riachos, pontes e uma paisagem bem diferente por ser à noite. Foi sem dúvida, um programa diferente e inusitado. Estava ainda sem neve, mas imagino que com neve seja mais lindo ainda!
Um jantar foi servido ao final da trilha com uma vista linda da cidade!
VEJA AQUI OS OUTROS MUITOS PASSEIOS QUE A AGÊNCIA BRASILEIROS EM USHUAIA OFERECEM AOS SEUS VISITANTES!
A minha hospedagem no hotel Arakur Ushuaia foi mais-do-que-perfeita! Recomendo de olhos fechados!
Fotos: Flavia Pires, todos os direitos reservados.
















































