Localizada no centro-norte do país, Fes foi uma das cidades mais importantes do mundo, situada na rota de caravanas que ligavam impérios do Saara com o Atlântico e o Mediterrâneo. É a mais antiga das quatro cidades imperiais do Marrocos e conhecida por ser a capital religiosa do país por mais de 1000 anos.

Hoje, são cerca de 1,4 milhões de habitantes e suas 785 mesquitas. A mais importante é a Karouine, fundada em 859, e a mais antiga universidade do mundo, ainda em funcionamento. Infelizmente não são permitidas fotos no local, apenas da porta, onde consegui este registro:
As Madrassas (antigas escolas), também merecem visita como esta aqui, a mais famosa da cidade: Seffarine.



Incrivelmente aqui tem a rua considerada a mais estreita do mundo:
O ponto alto da cidade são as famosas Medinas, chamadas em árabe de os “antigos centros comerciais e residenciais cercados por muros”. A mais famosa é El Bali, com mil ruelas, um verdadeiro labirinto, com souqs para cada atividade. Recomendo andar sempre com um guia, é complicado andar sozinho por lá, além do perigo de se perder, vi poucas mulheres por lá. As comprinhas por lá são muito tentadoras!





As roupas sendo tingidas de maneira artesanal e milenar.


Esta loja em especial tinham muitas coisas lindas para comprar, bijuterias típicas e artesanato de boa qualidade:
->Talisman Art Gallery, 150, Sisi Moussa, Guerniz, www.talismanfesgallery.com
O souq é todo setorizado, dividido por atividades, vale passar pela parte do mercado de comidas! Aliás, não deixe de provar os azeites e azeitonas marroquinas, ultra saborosos!
Ainda dentro da Medina, não deixe de conhecer um legítimo curtume, onde você pode ver todo o processo de tingimento de couro( o cheiro é terrível, prepare-se) e ainda mandar fazer seu casaco sob medida e ir buscá-lo no dia seguinte. Como estávamos em 4 pessoas e cada uma quis levar 2, chegamos ao preço final de 150 euros cada, mas depois de muita pechincha. Valeu à pena, ficaram perfeitos e sob medida.




Aqui, no dia seguinte provando meu modelo.
Fès Cuir Seddik Chawara 70, Blida Bouaza. Email: [email protected]
Você não poderá sair de lá sem um belíssimo tapete. Este lugar é de confiança, agora pechinche MUITO. Os preços caem menos que a metade. Faça jogo duro mesmo, eles terminam aceitando sua oferta. Eles também despacham com nota subfaturada, eu preferi trazer o meu.
Aux Merveilles du Tapis, 22, Sebâa Louyet, Médina. Email: [email protected]
Organize para passar um bom tempo passeando por lá, o comércio é sensacional e coisas lindas de artesanato você irá encontrar. E aproveite para almoçar lá mesmo, um típico couscous marroquino. 



Outra dica legal é visitar uma Olaria e ver como são feitos os mosaicos tao lindos que vemos por toda a parte. O seu olhar muda depois de começa a valorizar ainda mais este trabalho milenar.






Eles despacham para o mundo todo, chega perfeito em sua casa.
Se tiver tempo, vale visitar Meknes, a 1:30 hrs de Fes e ver de perto o mais belo portal do Marrocos, o Bab El Mansour e a antiga Medina, cercada por uma muralha de 40km de extensão.




E continuar até Volubilis, sítio arqueológico da antiga cidade romana com ruínas de palácios, banhos, basílicas e mosaicos deslumbrantes.



Vale muito o passeio pelas ruínas e sua belíssima paisagem ao fundo.




Em Fes e me hospedei em um autêntico Riad da rede Relais Châteaux, veja aqui toda a review do charmoso hotel. E quem organizou primorosamente minha viagem para o Marrocos foi a Latitudes.
Fotos Flavia Pires, todos os direitos reservados.








