Maui, a ilha perfeita no Hawaii

Por: Flávia Pires 20 junho, 2017

Era sonho muito antigo conhecer o Hawaii, mas eu não queria ir para um hotel, a vontade era alugar uma casa e curtir pelo menos um mês de férias em família. A escolha de Maui foi a decisão mais do que acertada, já que a ilha havaiana é perfeita para aproveitar uma diversidade incrível de paisagens e programas que agradam a todos. Não é à toa que ela é chamada de “Playground do Hawaii”.

Comecei uma busca incessante por qual parte da ilha alugar uma casinha. Os preços são bem salgados no Hawaii, por várias razões, mas entre elas, tudo o que chega até as ilhas havaianas estão a pelo menos 6 horas de voo dos EUA, o que fazem os produtos chegarem mais caros por conta do frete. E claro, pelas ilhas viverem de um turismo absurdo. A Ilha de Oahu por exemplo, recebe em média 8 milhões de visitantes por ano, um número bem expressivo.

Decidi por alugar um esquema flat, foi dica de amigos que já tinham alugado por lá. Como era por um período de 30 dias, o preço ficou dentro do que estava querendo gastar, cerca de U$300 por dia ( era alta temporada por conta do natal e ano novo ), o que também não é nada em conta pensando em 30 dias. Mas o custo benefício foi muito bom, já que Lahaina era o lugar que estava procurando. Queria ficar em uma parte da ilha que tivesse bons restaurantes, lojas, movimento e que eu pudesse não pegar o carro à noite para jantar fora. E foi perfeito o nosso esquema de alugar no condomínio AINA NALU. Fiz todo o aluguel via Booking.com e deu super certo. Os apartamentos são pequenos, quarto e sala (com sofá cama para dois na sala) e hospedam até 4 pessoas. Como meus filhos estavam estudando nos EUA e só vieram passar Natal e Reveillon conosco, ficamos bem instalados. Se fosse o mês inteiro os quatro, eu diria que é um pouco apertado, pois o flat só tem um banheiro. Depois descobrimos que lá também tem apartamentos de dois quartos, bem maiores.

O condomínio está a poucos passos da rua principal de Lahaina, da marina e da praia. Ali é onde tudo acontece. Um comércio excelente, supermercado (rede Foodland), bons restaurantes, um outlet bem grande (The Outlets of Maui) e o melhor era poder fazer tudo à pé.

Maui é bem grande, então carro é indispensável para se locomover e conhecer tudo por lá. A variedade de praias é incrível, uma mais legal que a outra. Recomendo levar um cooler com comidinhas e bebidas, já que as praias no Hawaii não tem nenhuma estrutura de comida. Às vezes cruzamos com food trucks pelo caminho e barraquinhas de frutas, mas não dá pra contar com isso! Barraca de praia, toalhas e cadeiras também são ítens que não podem faltar no seu carro. Montei aqui os nossos points favoritos de praia na ilha:

FLEMING Uma prainha pequena e bem familiar. Sem ondas, mas bem bonita.

HOOKIPA Cheia de ondas, perfeita para o surf. No canto direito da praia, um berçário de tartarugas surreal de tão lindas! Passava horas ali observando o ir e vir dessas simpáticas criaturas marinhas.

HONOLUA Pico perfeito para o surf, mas sem estrutura nenhuma de praia. Meu filho amava ir pegar onda ali, e a gente ficava esperando no carro ou ia fazer um snorkel nas pedras.

KIHEI Outra prainha bem simpática e familiar. Ali também rola um kite surf bacana.

BIG BEACH Outra praia familiar, sem ondas e boa pra relaxar e fazer snorkel. Aliás, imprescindível ter no carro um kit snorkel. Praticamente toda a costa da ilha tem lugares lindos para mergulhar!

LAHAINA BABY BEACH A prainha de Lahaina é deliciosa, eu ia a pé de casa. Sem ondas, mas com um visual lindo! Ali para o canto esquerdo perto da Marina, as ondas aparecem e dá pra fazer aulinhas de surf.

KANAHA Foi a que mais frequentamos durante nosso mês por lá, já que meu marido e filho velejam de kite e lá as condições são perfeitas para a prática do esporte. Além de linda!

BALDWIN Outra praia que também fomos bastante, já que fica pertinho de Paia, que é uma região excelente para fazer compras, tem mil lojinhas e restaurantes. Nos deparamos várias vezes com arco-íris nessa praia. O Hawaii tem disso…

WAILEA Fica no norte da ilha, e é uma região onde ficam os melhores hotéis de maui. Destaque para o Four Seasons que fui conhecer e adorei. Ali ao lado tem um shopping bem bacana, o The Shops at Wailea, com várias marcas internacionais.

KAANAPALI Um lindo campo de golf e alguns condomínios bacanas, vale dar uma escapadinha até lá para conhecer. O lugar é muito bonito!

Alguns programas que fiz por Maui:

VOO DE HELICÓPTERO Nunca perco a chance de fazer um voo panorâmico, quem me segue aqui, sabe que não perco um nas minhas andanças pelo mundo, eu simplesmente adoro entender a geografia e curtir o visual do alto. Mas aqui em Maui tivemos o azar de pagarmos um dia feio, então o passeio não foi tão legal assim. Fizemos o voo panorâmico com a Maverick.

ROAD TO HANA Tinha escutado falar tanto desse passeio, que era lindo, pelo norte da ilha, em uma estrada pitoresca, cheia de cachoeiras, mas devo confessar que achei mega chato e muito cansativo. A estrada é bonita, algumas vezes vemos a costa, mas a maior parte do tempo era pela mata, bem sem graça. A maioria das cachoeiras você tem que parar o carro e ir caminhando por trilhas, me deu a maior preguiça do mundo esse programa…

Passamos um dia inteiro dentro do carro, a estrada é bem sinuosa, eu enjoo fácil, então não foi legal. Mas tem gente que curte, questão de gosto. No caminho paramos na BLACK SAND BEACH, famosa pelas suas areias negras e foi o ponto alto do passeio.

Em Hana almoçamos no Hana Ranch, bem gostosinho, mas nada demais.

PASSEIO AO VULCÃO HALEAKALA  Optamos por subir de carro, mas o passeio pode ser feito de bike ou mesmo em uma trilha. Confesso que me arrependi em não ter feito à pé ou mesmo de bike… daqueles arrependimentos mesmo. Vejo as fotos e lamento. Que lugar lindo! Fica a 3.000 metros de altitude e é MUITO frio lá em cima! Tem que levar casacos, luvas, gorro…

Deixo aqui o contato de duas empresas que fazem o passeio de bike até lá:

www.mountainriders.com

www.mauimountaincruisers.com

PASSEIO DE BARCO PARA VER AS BALEIAS: As baleias fazem um espetáculo a parte de dezembro a abril nas águas havaianas, por serem mais quentinhas e onde elas podem alimentar seus filhotes com tranquilidade. Fiz um passeio de barco para vê-las de pertinho e quase que elas não pareceram assim tão perto. No último minuto do segundo tempo, consegui fotografar uma bem pertinho, foi incrível! Contratei o passeio na marina de Lahaina, na MAKAI ADVENTURES, ali tem várias empresas com este passeio. Custou U$45/pessoa por duas horas.

LUAU Ir ao Hawaii e não assistir um típico Luau havaiano é como ir a Roma e não ver o Papa. Deixei esse programa mega turístico para a noite de natal, já que não tínhamos programa melhor pra fazer rsrsr e foi ótimo, nos divertimos. Em Maui, os dois melhores são o OLD LAHAINA LUAU e o ROYAL LAHAINA. Optamos pelo Old Lahaina. Jantar bufett seguido de show. Mais turístico impossível.

MOLOKINI: esse é um passeio para quem gosta de mergulhar de snorkel. Um barco que te leva a ilha de Molokini exclusivamente para mergulhar, eu acabei não indo , mas uma amiga foi e gostou. A minha dica é somente fazer este passeio se você tiver muito tempo em Maui. Porque todas as praias você pode fazer snorkel com boa visibilidade e este passeio você perde uma manhã inteira, ele sai bem cedinho da marina.  A empresa que leva é a www.bossfrog.com eles tem vários passeios com bons preços e também aluguel de snorkel ,pranchas de surf, bicicletas.

Agora vamos aos restaurantes. Come-se muito bem em Maui. São muitas opções de lugares legais para almoçar e jantar. Se você gosta de peixe cru, o POKE é o prato típico deles, uma espécie de ceviche havaiano, delicioso. Até no supermercado vende, e é bom. Comprava sempre no Foodland. Mahimahi é um peixe das águas daqui, delicioso, e bem fácil de encontrar nos cardápios locais. O Mai Tai é o drink oficial do Hawaii, feito com rum, licor de laranja, xarope de amêndoa, calda de açucar e suco de limão, vale provar!

MAMA’S FISH HOUSE Considerado o melhor restaurante da ilha, e também o mais caro. Vive lotado, reservas são imprescindíveis. A gastronomia gira em torno de ingredientes locais com uma leitura bem contemporânea. Frutos do mar ultra frescos e deliciosos. Destaque para a sobremesa POLYNESIAN BLACK PEARL, linda e bem gostosa.

ROY’S Presente em todas a ilhas havaianas, o ROY oferece um cardápio que agrada a todos, muitos peixes frescos e receitas típicas havaianas. Em Maui fica em Kaanapali.

Restaurantes em LAHAINA:

RUTH’S CHRIS STEAKHOUSE Eu adoro essa rede americana de carnes, os cortes são excelentes, NÃO TEM ERRO.

LONGHI’S Mediterrâneo descontraído e charmosinho de frente pro mar. A comida é deliciosa, no melhor estilo farm-to-table. A salada de lagosta de entrada era de comer rezando. Ótima carta de brancos! O Longhi’s também está no The Shops at Wailea, mencionado acima.

PAIA FISH MARKET Foi um dos meus preferidos de Lahaina e Paia.O lugar é simples, mas muito charmoso, mas a comida é deliciosa!!!!!!!!!! Os pratos são enormes, dá pra dividir tranquilamente. O Mahi Fish Plate é o meu favorito!

LAHAINA GRILL Um dos mais “arrumadinhos”de Lahaina, bistrô com ótimo pato, escargots bem feitos e delicias francesas.

FLEETWOOD’S O dono é ninguém menos que o baterista do grupo Fletwood Mac. O lugar tem uma pegada meio pub, com trilha sonora de primeira, ótimos drinks e uma vista capotante do Harbour.

PACIFICO Um pouquinho afastado do Harbour, e com conceito farm-to-table, o Pacifico oferece o que tem de melhor em peixes ultra frescos e pratos leves e saborosos, com uma vista de enlouquecer em Lahaina. Perfeito para almoço ou jantar ao ar livre e sem frescura.

Fotos Flavia Pires, todos os direitos reservados.